segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Compota da Avó Mina - Compota de Tomate

 
As netas pedem e a avó faz todas as vontades! Cá para nós, que ninguém nos ouve, ainda bem... ADORO compota de tomate. Cresci com esta iguaria barrada no pão de carcaça divinamente confecionada pela minha avó Maria. Pois é, o ciclo renova-se e a avó Maria já não faz compotas... agora é a vez da avó Mina e as netas já são outras.


 
Compota de Tomate
 

 Ingredientes:

1Kg de tomate maduro
400g de açúcar
Sumo de 1 limão
2 paus de canela


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma forma de tarte com papel vegetal.
Estenda a massa folhada com o rolo da massa, em formato circular, e forre a forma. Leve a tarteira ao forno durante cerca de 20 minutos até a massa alourar ligeiramente. Reserve.
Corte as nectarinas em meias luas fininhas e reserve.
Num tacho junte as gemas, o açúcar e o amido,
 
Lave o tomate e descasque, retire as sementes e corte em pedaços.
Leve a lume brando cerca de 15 minutos. Ainda morno, passe pelo passe vite e acrescente o açúcar, o sumo de limão e os paus de canela.
Vai novamente a lume brando durante cerca de 30 min, mexendo regularmente para não agarrar (cuidado com os salpicos).
Deixe cozer até atingir o ponto de estrada (ao passar uma colher no fundo da panela, formar-se como que uma estrada, que deixa ver esse fundo).  
Enquanto o doce vai fervendo, prepare os frascos para conservar: estes devem ser esterilizados (fervidos durante cerca de 10 minutos, mergulhados por completo em água).
Depois de atingido o ponto pretendido, coloque o doce ainda quente dentro dos frascos já secos, tape de imediato para criar algum vácuo e vire ao contrário para esterilizar também as tampas (que devem ser sempre de metal).


 
Bom apetite e sejam gulosos!

Sem comentários:

Enviar um comentário