segunda-feira, 9 de novembro de 2015

The Day After - Bolo de Maçã e Caramelo

 
Ontem celebrámos mais um dia muito especial... Fez um ano que o Com Amor & Carinho abriu  portas ao público fisicamente, com um atelier de formação onde magia acontece semanalmente!
É verdade... o nosso atelier já fez um ano! Como o tempo passa depressa! Esta velocidade estonteante, por vezes muito cansativa, mas sempre muito feliz, deve-se a todos vocês, formadores, colaboradores, parceiros, clientes, alunos. Sem vocês este meu sonho não seria possível de concretizar. Mas nada é impossível até acontecer... e aconteceu, há um ano atrás.
Muito obrigada por acreditarem em mim, em nós, neste projeto "louco" e tão gratificante, onde aprendo tanto, onde cresço tanto (só por dentro e para os lados, prometo!!!!!) e que me faz tão feliz. Foi por tudo isto que abandonei uma carreira profissional de 16 anos, para ser assim feliz, com as mãos no açúcar.



Todas as celebrações merecem uma festa e eu não poderia deixar passar esta em branco, sem dar a oportunidade a todos que a partilharem comigo!
Para quem não pode estar presente, estas são algumas das imagens do dia, repleto de afetos, que me chegou das mais diversas formas.
Obrigada a todos os que estiveram presentes, foi especial para mim sentir que mereço a vossa companhia.



 
Hoje (o dia seguinte), depois de digerir tudo, estou feliz. Como poderia não estar?
Profissionalmente faço o que gosto, ao lado de quem gosto e da forma como eu escolhi...
Todos os dias digo que não trabalho... eu cozinho na "minha casa" com as amigas. Estes anos de formação em cake design, e mais recentemente em pastelaria, trouxeram-me muitos amigos, muitas gargalhadas, muitas dores nas pernas, é facto, mas muita alegria. Venham muitos mais, sempre a melhorar, sempre a inovar, a criar tendências, com muito trabalho (daquele divertido) e muitos e muitos mais amigos!
Deixo-vos hoje (no dia seguinte) uma das receitas que marcaram a comemoração de ontem e que bem me soube ao acordar, para me recordar melhor...
 
 
Bolo de Maçã e Caramelo

Ingredientes para o bolo:
 
400g de açúcar branco
4 ovos L
320g de farinha com fermento
150ml de puré de maçã cozida (escorrida)
150ml de óleo vegetal
3 maçãs médias (Granny Smith) descascadas e cortadas em fatias finas
1 clh de chá de fermento em pó
1 clh de chá de canela em pó
 
Preparação da massa do bolo:
 
Pré aqueça o forno a 180ºC
Numa taça misture todos os ingredientes (à exceção das maçãs) de forma aleatória e bata bem com a batedeira.
 
Ingredientes para o caramelo:
100gr de açúcar branco
 
Preparação do caramelo:
Coloque o açúcar num tacho e leve ao lume médio. Deixe aquecer até todo o açúcar derreter e ficar dourado.
 
Preparação da forma e cozedura:
Deite todo o caramelo ainda quente numa forma de bolo inglês e com ela barre também as laterais da forma (também pode optar por fazer o caramelo diretamente na forma, em vez de fazer num tacho á parte). Coloque no fundo da forma uma camada de tiras de maçã. 
Começe a deitar um pouco de massa de bolo, alternando com outra camada de tiras de maçã e assim sucessivamente até ter preenchido cerca de 2/3 da forma. 
Leve ao forno durante cerca de 1h (ou até o palito sair seco no meio).
Deixe arrefecer cerca de 10 min dentro da forma, desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha.
Na hora de servir se tiver dificuldade em desenformar pode ter necessidade de colocar a forma dentro de um recipiente com água a ferver durante alguns minutos. Desta forma vai derreter um pouco o caramelo e assim facilitar a tarefa de desenformar.
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 



 

1 comentário: