domingo, 27 de dezembro de 2015

Sabores tradicionais - Filhoses de Abóbora e Laranja

 
Desde há dois anos que tento reproduzir as famosas filhoses de abóbora que aromatizaram a minha infância pelos dias do Natal. Com origens alentejanas e com os produtos abundantes da terra, este doce típico era apreciado por todos e saíam das mãos experientes da avó Maria, pelas festas, sem medidas, a olho e por isso é agora tão difícil de reproduzir, mesmo com as suas preciosas indicações. Mas eu sou persistente e um dia chego lá!


Filhoses de Abóbora e Laranja

Ingredientes para a massa:
 
1,5 kg de abóbora limpa
1,5 kg de farinha de trigo
2 ovos
150g de açúcar
sumo e raspa de 2 laranjas grandes
25g de fermento de padeiro
1 cálice de aguardente
1 pitada de sal
 
 
Preparação da massa:
 
Arranje a abóbora e corte aos cubos. Coza em água abundante e com uma pitada de sal grosso, até ficar bem mole. Deixe a escorrer num coador de um dia para o outro.
No dia seguinte prepare o fermento, dissolvendo-o no sumo das laranjas ligeiramente amornado.
Triture a abóbora em puré, junte as raspas de laranja, o fermento dissolvido no sumo, os ovos, o açúcar, a aguardente e por fim a farinha aos poucos, enquanto amassa com as mãos, até obter uma massa elástica e homogénea.
Depois de bem amassado, faça uma bola, cubra com um pano e reserve num local fechado (habitualmente coloco dentro do forno ou do micro-ondas, pois não são locais arejados) a levedar (cerca de 2h).
Durante este período a massa deve duplicar de volume.
 
 
Fritura:
 
Coloque uma fritadeira ao lume com óleo abundante e depois de bem quente comece a fritar as filhoses.
Faça pequenas bolas de massa e estique sobre a bancada de trabalho com ajuda do rolo da massa (habitualmente unto a bancada e o rolo da massa com umas gotas de óleo para ajudar a esticar a massa). Depois de esticada faça uns cortes com uma faca e leve a fritar, até ficar dourada.
Reserve as filhoses num recipiente, sobre papel absorvente até arrefecerem.
 
 
Calda de Limão
 
Ingredientes:
 
2 L de água
300g de açúcar
Raspa de 2 limões
 
 
Preparação da calda:
 
Leve todos os ingredientes ao lume num tacho larga, deixe ferver até reduzir um pouco (cerca de 20 min).
 
 
Preparação das filhoses:
 
Enquanto a calda está muito quente, mergulhe as filhoses por completo, durante alguns segundos, escorra ligeiramente e coloque-as num prato de servir.
Polvilhe com uma mistura de açúcar e canela.
Esta calda tem como função conservar as filhoses moles durante mais tempo e ainda ajuda a retirar grande parte da gordura absorvida durante o processo da fritura.
 
 
Estas pequenas delícias são uma excelente sugestão para a mesa de consoada, mas eu confesso que gosto delas logo ao acordar, acompanhadas de uma caneca de café com leite.
Memórias fantásticas, transmitidas de geração em geração.
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário