segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pecado Original - Bolo Mármore de Limão e Mirtilos

 
Cresci a comer com frequência bolo mármore. O convencional, pelo menos para mim, de massa branca e chocolate. Porque não dar uma cara nova à receita tradicional e uma maquilhagem mais fresca? Mais um miminho para os meus alunos, que se sumiu em três tempos... Quem provou, adorou!


 
 
Bolo Mármore de Limão e Mirtilos
 

Ingredientes para o Bolo:
 
6 ovos (tamanho L)
130g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
260g de farinha de trigo com fermento
300g de açúcar branco
sumo e raspa de 1 limão
1 clh chá de fermento em pó
1 frasco de compota de mirtilos com pedaços
Frutas frescas, toffee e raspas de chocolate branco para decoração
 
 
Preparação do Bolo:
 
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês (também forrei o fundo com uma folha de papel vegetal, pelo sim, pelo não).
Numa taça junte a manteiga, o açúcar e os ovos e bata até esbranquiçar. Adicione o sumo e raspas de limão e bata novamente para incorporar. Adicione a farinha e o fermento gradualmente até homogeneizar a massa.
Retire para outra taça cerca de 1/3 desta massa e junte algumas colheres de compota de mirtilos a gosto (juntei 6 colheres).
Coloque ambas as massas dentro da forma, em montinhos alternados e no final passe com uma faça pelo interior da massa para fazer um efeito marmoreado.
Leve ao forno durante 45/50 minutos ou até o palito sair seco do meio.
Depois de cozido, retire o bolo do forno, deixe arrefecer um pouco dentro da forma e desenforme ainda morno, sobre uma grelha. Deixe arrefecer por completo.

 
 Ingredientes para o Toffee:
 
200g de açúcar branco
200ml de natas
50g de manteiga sem sal
sal q.b
 
 
Preparação do Toffee:
 
Coloque o açúcar num tacho alto e leve ao lume médio. Quando começar a derreter, adicione as natas previamente aquecidas (deve ter cuidado pois vai fervilhar muito). Adicione uma pitada de sal a gosto. Retire do lume e adicione a manteiga, mexendo sempre até obter uma mistura cremosa. Deixe arrefecer à temperatura ambiente.
 
 
Decoração:
 
Depois do bolo e do toffee estarem completamente frios, verta um pouco de toffe sobre o bolo, decore com frutas variadas e polvilha com raspas de chocolate branco.
 
Bom apetite e sejam gulosos!
 

 


1 comentário: